segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Sobre concursos literários, fica a dica

              É muito comum me perguntarem como foi o início da carreira, como consegui publicar o primeiro livro. Minha resposta é sempre a mesma: além de perseverança, pesquisa e MUITA leitura, me inscrevi e tive textos inéditos premiados em alguns concursos literários. 
             Por isso, repasso a dica que recebi da escritora Simone Pedersen: http://concursos-literarios.blogspot.com/.
O blog criado pelo poeta e escritor Rodrigo Domit reúne informações sobre concursos literários de várias fontes, com links para as páginas de inscrições, editais, etc.
            Independente disso, vale o alerta: há concursos e concursos. Alguns são respeitados pelo mercado e podem servir de cartão de visita para um escritor iniciante. Mas existem aqueles que, no máximo, irão cobrar uma inscrição e "premiar" com uma edição coletiva. Por isso, acho que a dica mais importante é ler cuidadosamente todo o edital, avaliar o quanto tal premiação pode ser positiva e, principalmente, sempre tratar  sua criação como se fosse a única, independente de quantas histórias, poemas, crônicas, contos você escrever. Cada um é único e deve refletir o melhor de sua escrita.


Nenhum comentário: